Novidade

Posted by on abr 9, 2019 in Sem categoria | 6 Comments

Estamos reativando nosso blog e em breve teremos novidades aqui. Aguardem… Vamos ter curso de Certificação este ano e será anunciado oficialmente em breve. Os interessados devem mandar o nome por e-mail para Toi.institucional@gmail.com. Como há excesso de pessoas interessadas, vai haver um processo seletivo. Obrigada a todos pelo interesse.

O Lado Positivo

Posted by on nov 30, 2015 in Sem categoria | No Comments

Outro dia li um texto interessante, em que a fono falava sobre como sempre começa uma reunião de planejamento com a equipe das crianças falando aos pais sobre o lado positivo da criança, ressaltando pontos que vê, embora nesse dia o foco vá ser no que ela não consegue fazer. É muito fácil esquecer esse […]

Integração Sensorial – o que é?

Posted by on nov 24, 2014 in Sem categoria | No Comments

Integração sensorial e a habilidade de captar informações sensoriais para usar. Assim, percebo quando alguém me tocou, se está frio ou quente, se o lugar em que estou é bonito. Ao nascer a criança é uma tabula rasa. Conforme vai sendo alimentada, embalada, cuidada de uma forma geral ela vai formando conceitos que se desenvolvem […]

Distúrbio de integração Sensorial

Posted by on nov 24, 2014 in Sem categoria | No Comments

Quando a informação que os sentidos recebem não é transmitida ao cérebro da forma que deveria ser acontece um distúrbio de integração sensorial (DIS). Os distúrbios podem ser de dois tipos: distúrbio de modulação ou de praxia. Distúrbio de modulação pode ser de dois tipos: hipo resposta ou hiper. A pessoa que tem hiper reposta […]

Quem Precisa Mudar?

Posted by on jul 10, 2012 in Uncategorized | One Comment

Quando vemos uma criança  com algum tipo de dificuldade que persiste em um comportamento indesejável muitas vezes comentamos: não adianta, ele não deixa de fazer isso. Seria interessante pensar que todo comportamento tem um antecedente e um consequente. Se analisarmos o que desperta esse comportamento e nossa reação a ele às vezes é mais fácil mudá-lo. Por […]

Bullying

Posted by on abr 12, 2011 in Uncategorized | No Comments

Um assunto sobre o qual se tem falado bastante na imprensa ultimamente é o bullying. Reconheço a importância desse tópico e acho importante reforçá-lo aqui. O bullying geralmente é dirigido a alguém que outras crianças percebem como mais frágil de alguma forma e com menos recursos para se defender. As crianças com autismo ou outros […]

Dia Mundial do Autismo

Posted by on abr 1, 2011 in Uncategorized | No Comments

Amanhã o mundo comemora o Dia Mundial do Autismo. Precisamos juntar nossos esforços para que esse quadro tenha mais visibilidade e receba a atenção necessária das pessoas que podem ajudar a desenvolver recursos para pesquisa e tratamento. O site: www.autismoerealidade.org apresenta informação para pais e pessoas interessadas no assunto. Precisamos de muitas pessoas envolvidas para […]

TO – uma grande carreira

Posted by on mar 8, 2010 in Uncategorized | 2 Comments

A Revista US News & World Report colocou a terapia ocupacional como uma das 50 melhores profissões em 2010. O artigo cita um aumento na demanda por TOs e o crescente papel que assumem em posições de liderança. Cita ainda entre as qualidades da TO a habilidade de se adaptar a situações diversas de necessidades […]

Aumento na Prevalência do Autismo nos EUA

Posted by on jan 18, 2010 in Uncategorized | One Comment

O CDC (Center for Disease Control) publicou relatório que relata um aumento de 57% em 4 anos na prevalência do autismo em crianças de 8 anos. Os dados usados na pesquisa são de 2006 e mostram que uma em cada 100 crianças de 8 anos de idade está no espectro do autismo. A razão para […]

Todas as crianças brincam?

Posted by on dez 7, 2009 in Uncategorized | No Comments

Embora o impulso natural da criança seja para brincar, algumas crianças não conseguem fazê-lo, pelo menos da forma mais habitual. Entre as crianças que apresentam essa dificuldade, as mais óbvias são as portadoras de autismo. Na verdade, essa é uma das características que ajudam na identificação do quadro. Entretanto, existem outras crianças que, embora sem apresentarem […]