O Lado Positivo

Posted by on nov 30, 2015 in Sem categoria | No Comments

Outro dia li um texto interessante, em que a fono falava sobre como sempre começa uma reunião de planejamento com a equipe das crianças falando aos pais sobre o lado positivo da criança, ressaltando pontos que vê, embora nesse dia o foco vá ser no que ela não consegue fazer. É muito fácil esquecer esse ...

Integração Sensorial – o que é?

Posted by on nov 24, 2014 in Sem categoria | No Comments

Integração sensorial e a habilidade de captar informações sensoriais para usar. Assim, percebo quando alguém me tocou, se está frio ou quente, se o lugar em que estou é bonito. Ao nascer a criança é uma tabula rasa. Conforme vai sendo alimentada, embalada, cuidada de uma forma geral ela vai formando conceitos que se desenvolvem ...

Distúrbio de integração Sensorial

Posted by on nov 24, 2014 in Sem categoria | No Comments

Quando a informação que os sentidos recebem não é transmitida ao cérebro da forma que deveria ser acontece um distúrbio de integração sensorial (DIS). Os distúrbios podem ser de dois tipos: distúrbio de modulação ou de praxia. Distúrbio de modulação pode ser de dois tipos: hipo resposta ou hiper. A pessoa que tem hiper reposta ...

Quem Precisa Mudar?

Posted by on jul 10, 2012 in Uncategorized | One Comment

Quando vemos uma criança  com algum tipo de dificuldade que persiste em um comportamento indesejável muitas vezes comentamos: não adianta, ele não deixa de fazer isso. Seria interessante pensar que todo comportamento tem um antecedente e um consequente. Se analisarmos o que desperta esse comportamento e nossa reação a ele às vezes é mais fácil mudá-lo. Por ...

Esclarecimento

Posted by on abr 9, 2012 in Integraçãp Sensorial, TO | No Comments

Temos oferecido o curso de integração sensorial em três módulos e já o fizemos várias vezes. Gostaríamos entretanto de esclarecer que este é um curso com o objetivo de educar terapeutas sobre essa abordagem. Não se trata de um curso oficial de formação. Gostaríamos de esclarecer que nenhum (a) terapeuta  brasileiro é credenciado a dar a ...

Bullying

Posted by on abr 12, 2011 in Uncategorized | No Comments

Um assunto sobre o qual se tem falado bastante na imprensa ultimamente é o bullying. Reconheço a importância desse tópico e acho importante reforçá-lo aqui. O bullying geralmente é dirigido a alguém que outras crianças percebem como mais frágil de alguma forma e com menos recursos para se defender. As crianças com autismo ou outros ...

Dia Mundial do Autismo

Posted by on abr 1, 2011 in Uncategorized | No Comments

Amanhã o mundo comemora o Dia Mundial do Autismo. Precisamos juntar nossos esforços para que esse quadro tenha mais visibilidade e receba a atenção necessária das pessoas que podem ajudar a desenvolver recursos para pesquisa e tratamento. O site: www.autismoerealidade.org apresenta informação para pais e pessoas interessadas no assunto. Precisamos de muitas pessoas envolvidas para ...

TO – uma grande carreira

Posted by on mar 8, 2010 in Uncategorized | 2 Comments

A Revista US News & World Report colocou a terapia ocupacional como uma das 50 melhores profissões em 2010. O artigo cita um aumento na demanda por TOs e o crescente papel que assumem em posições de liderança. Cita ainda entre as qualidades da TO a habilidade de se adaptar a situações diversas de necessidades ...

Aumento na Prevalência do Autismo nos EUA

Posted by on jan 18, 2010 in Uncategorized | One Comment

O CDC (Center for Disease Control) publicou relatório que relata um aumento de 57% em 4 anos na prevalência do autismo em crianças de 8 anos. Os dados usados na pesquisa são de 2006 e mostram que uma em cada 100 crianças de 8 anos de idade está no espectro do autismo. A razão para ...

Todas as crianças brincam?

Posted by on dez 7, 2009 in Uncategorized | No Comments

Embora o impulso natural da criança seja para brincar, algumas crianças não conseguem fazê-lo, pelo menos da forma mais habitual. Entre as crianças que apresentam essa dificuldade, as mais óbvias são as portadoras de autismo. Na verdade, essa é uma das características que ajudam na identificação do quadro. Entretanto, existem outras crianças que, embora sem apresentarem ...